top of page
Remuneração Variável

​​

  • Programas de Participação em Lucros e Resultados / Bônus / Comissões sobre Vendas / Prêmios por Atingimento de Metas / Incentivos de Longo Prazo

Remuneração Variável é um conjunto de ferramentas de recompensa, que tem por objetivos principais a migração de custos fixos para custos variáveis e a estreita vinculação da remuneração à performance da empresa e/ou da equipe e/ou do colaborador.

 

Um Programa de Participação em Lucros e Resultados, como previsto na Constituição Federal e regulamentado pela Lei 10.101/2000, é o instrumento ideal para o compartilhamento dos resultados entre a empresa e seus colaboradores, e se constitui numa ótima ferramenta para atração e retenção de talentos e para o alinhamento entre as estratégias do negócio e o comportamento dos colaboradores.

 

Os Programas de Bônus são os mais recomendados para recompensar um grupo ou parcela de colaboradores por um projeto ou meta específica.

 

As Comissões sobre Vendas e os Prêmios por Atingimento de Metas servem para complementar a remuneração mensal das equipes de vendas, vinculando-a diretamente ao desempenho de seus profissionais. 

 

Os Incentivos de Longo Prazo têm por objetivos principais o alinhamento dos interesses dos executivos aos dos acionistas da empresa e a retenção desses executivos por um longo prazo. Os modelos mais comumente utilizados no Brasil são a distribuição de opções de compra de ações ou a concessão de bônus diferidos sendo, em todos os casos, as recompensas remuneradas por indicadores de valorização da empresa.

 

 

 

 

bottom of page